Livraria Folha

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Órun-Àiyé: O Encontro de Dois Mundos

Órun-Àiyé
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil

José Beniste, é conferencista e autor de ensaios sobre os diversos cultos de raízes africanistas. Foi iniciado no Candomblé Ketu em 1984. Historiador, pesquisador e integrante de movimentos que visam a restauração da dignidade religiosa afro-brasileira, mantém uma vasta documentação sobre a história do Candomblé no Brasil e demais segmentos religiosos, com literatura especializada e centenas de gravações e depoimentos.
Órun-Àiyé vem resgatar toda a tradição da cultura africana, tão importante no sincretismo e na cultura religiosa do povo brasileiro.
A cultura nagô-yorubá chegou ao Brasil através dos escravos africanos e sempre foi altamente reprimida por influência da Igreja Católica. Por isso, todas as cantigas, rituais e rezas eram transmitidas oralmente entre os iniciados.
O livro é o registro de um trabalho de pesquisa desenvolvido durante anos pelo autor, e começa mostrando as explicações elementares da escrita e pronúncia yorubá até se aprofundar em esclarecimentos sobre os cânticos e as rezas dos iniciados no candomblé. Apresenta o sistema de crença geral, partindo dos conceitos religiosos de Deus, do Universo, e chegando à explicação das funções e cargos hierárquicos.
Segundo Beniste "no campo dos estudos afro-brasileiros, há sempre a tendência de se fazer com que uma pesquisa seja ajustada a uma teoria preconcebida. Há ainda a tendência de se supor alguma coisa como verdade sem ter sido feita uma investigação adequada"...

Fonte:
Editora Record
www.record.com.br

Nenhum comentário :