Livraria Folha

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Cultura do Novo Capitalismo

A Cultura do Novo Capitalismo
Richard Sennett
Tradução: Clóvis Marques
Rio de Janeiro: Record

Levado à sociologia por Hannah Arendt (sua professora na Universidade de Chicago), e assumido seguidor do filósofo francês Michel Foucault, Richard Sennett é professor de Ciências Sociais na London Scholl of Economics e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e de Humanidades na Universidade de New York. Desde 1988, é professor de Teoria Social e Teoria Cultural e coordenador acadêmico da London School of Economics e, desde 1998, diretor do Cities Programme. É consultor da UNESCO na área de planejamento urbano.
No livro, o autor discorre sobre as modificações nos modos de conceber a cultura a partir da contemporaneidade, marcadas pela crise das instituições e pelo crescimento das desigualdades econômicas. Nesta obra Sennett analisa três áreas onde o novo capitalismo está impondo mudanças culturais significativas: trabalho, talento e consumo.
Nesse sentido, analisar como as novas práticas econômicas estão moldando nossos valores pessoais e sociais. Mostra que a cultura do novo capitalismo demanda um indivíduo orientado para o curto prazo, focado mais nas capacidades potenciais do que as habilidades reais, desprezando a experiência e o passado, e conclui que, ao banir velhos ídolos, a nova economia criou novos traumas sociais e emocionais.

Nenhum comentário :