Livraria Folha

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Escolhas

Escolhas
Rio de Janeiro: editora Língua Geral

Heloísa Buarque de Hollanda é uma ensaísta, escritora, editora, crítica literária e pesquisadora brasileira. Também professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação de Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (Prossiga/CNPq).

Com mais de 45 anos de magistério, Heloísa Buarque de Hollanda é dona de uma carreira singular. É o que mais se destaca no livro Escolhas: uma autobiografia intelectual, recém-lançado pelas editoras Língua Geral e Carpe Diem.
Sua singularidade é fruto de uma experimentação profissional, arrojada e combativa, que foge dos parâmetros acadêmicos: ficar ao mesmo tempo dentro e fora da universidade, com um pé nos estudos crítico-teóricos e um olho que se volta para o mundo.
Não se trata, contudo, apenas de uma alternância de pontos de observação, pois Heloísa busca, sobretudo, articular os dois espaços.
Nesse sentido, ela tem deixado em evidência tanto a legitimidade do intelectual, quanto a criatividade e as inovações dos artistas da periferia. É a universidade e a periferia pensando juntas, sem concessões de parte a parte, tornando os dois lugares mais sensíveis a uma compreensão mais ampla da cultura.
Em Escolhas é possível conhecer o percurso audacioso de Heloísa, que vem acompanhada de nomes e fatos importantes do pensamento e da arte do século XX. Um livro também inovador pelo seu hibridismo, mistura de ensaio e autobiografia, apego à tradição e ao futuro.

Fonte:
Editora Língua Geral
www.linguageral.com.br/livros/escolhas

Nenhum comentário :