Livraria Folha

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Antropologia Cultural

Antropologia Cultural
Tradução: Celso Castro - Rio de Janeiro
Jorge Zahar Ed.

Franz Boas nasceu em 1858, na Prússia (Alemanha). Estudou física e geografia em Kiel, tendo apresentado, em 1881, uma tese de doutoramento na qual problematizava questões relacionadas com a psicofísica. A partir de 1885, decide dedicar-se principalmente à Antropologia. Franz Boas trabalhou, a partir de 1889, como professor de antropologia física na Universidade de Columbia. Embora seus escritos ainda reflitam um certo racismo inerente ao seu tempo, Boas foi pioneiro nas idéias de igualdade racial que resultaram nos estudos de Antropologia Cultural da atualidade.
Nesta coletânea foram selecionados artigos e textos de conferências, completos em si mesmos. O tradutor optou por não incluir capítulos de livros monográficos, para evitar fragmentá-los. Os textos  traduzidos nesta obra foram publicados em Race, Language and Culture (1940), coletânea organizada por Boas quase no fim da vida. Segundo Castro, na seleção que fez, Boas privilegiou os textos da fase madura, na qual suas idéias e sua posição institucional estavam mais consolidadas.
O tradutor fez a mesma opção cronológica que Boas para sua coletânea, embora reconhecendo que isso dificulta a percepção de mudanças conceituais e de orientação em sua trajetória intelectual. Neste livro concentra-se a contribuição metodológica de Boas para a então nascente Antropologia Cultural.

Nenhum comentário :