Livraria Folha

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ganga-Zumba

Ganga-Zumba
São Paulo: Círculo do Livro

João Felício dos Santos, Fluminense, nasceu na comarca de Mendes, Estado do Rio. Jornalista e Publicitário e, topógrafo de profissão. Passou muitos anos no nordeste, em contato íntimo com o homem e a terra, estudando sua paisagem, seus costumes e ciclos econômico-sociais mais expressivos.
Sua obra distingue-se pela liberdade em reconstituir o fato histórico, mesclando fidelidade documental com o uso da imaginação.
Este romance conta sobre a fundação de um núcleo independente, de negros guinés fugidos, em um outeiro inóspito da serra da Barriga, Alagoas. Este núcleo, mais tarde, veio a se chamar de Quilombo dos Palmares, um conglomerado de taperas escondidas na mata, transformado, depois, em grande nação governada pela vontade suprema de um rei negro.
Palmares foi um fruto sublime da sede de libertação que, a par do banzo mortal, atacava os negros mais nobres entregues às contingências do cativeiro.
No final do livro encontra-se uma relação de palavras e expressões - quase todas africanas - grafadas segundo o critério de melhor representação fonética.
Segundo o autor, " os Quilombos dos Palmares  e os Quilombolas do Rei Zumbi foram evidentemente, o cenário, fundo, o motivo, a época e as personagens deste romance.." (SANTOS, 1959 e 1961).

Nenhum comentário :