Livraria Folha

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Educação Versus Cultura Globalizada

Neste momento vivemos com intensidade relações diretas entre os distintos atores sociais por conta da globalização. A partir dessa visão global, aponta-se o papel decisivo das cidades em destacar um novo modelo de educação e, política cultural. Sobre aspectos de iniciativas que atendam às reivindicações das diferentes manifestações culturais e, expectativas de aprimoramento do sistema educacional
Há que se notar a grande diferença em cada região deste vasto território com relação a apreensão do conhecimento e políticas públicas relacionadas  ao  desenho educacional. Ainda hoje tive a oportunidade de observar crianças entre 6 e 10 anos de idade realizando um trabalho para a disciplina de história do ensino fundamental, que me deixou bastante comovido. Eles realizaram um pleito eleitoral para escolha de um candidato entre seus  próprios colegas e, os comentários a respeito de cidadania que ouvi de crianças de 6 anos de idade foi o que me comoveu. São práticas semelhantes a estas que colocam cidades em patamares distintos, onde o conceito de educação é muito mais abrangente.
Nesse sentido, torna-se necessário a busca pelo desenvolvimento humano, como ferramenta de transformação daqueles que ainda estão à margem desse contexto. O processo de conexão global permite o interculturalismo, desenvolvido a partir das inovações tecnológicas fazendo com que a versão vigente seja transformada em uma nova expectativa crescente.

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