Livraria Folha

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Candomblés da Bahia

Candomblés da Bahia
Rio de Janeiro:Civilização Brasileira

Edison de Souza Carneiro, nasceu em Salvador, Bahia, onde fez seus estudos até diplomar-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Bahia. Começou a escrever e a publicar artigos e crônicas em 1928 e, por volta de 1930, participou do movimento de renovação cultural simbolizado na Academia dos Rebeldes, em que teve por companheiros os romancistas Jorge Amado, João Cordeiro e Clóvis Amorim, entre outros. A página biográfica de Edison Carneiro é bastante extensa e, nesse livro poderá ser observada.

O livro fala minuciosamente sobre as várias religiões do negro africano e sobrevivências religiosas dos indígenas brasileiros, tempo em que a prática de cultos religiosos de origem africana era objeto de perseguições policiais, que acabou por desaparecer, e isto ocorreu, notadamente, graças à influência dos estudiosos das manifestações religiosas nascidas das profundezas da alma negra, de sua específica e original cultura.
Uma obra clássica, fundamental para os estudos de ciências sociais, desvenda todas as complexidades que o tema comporta. Uma monografia que expõe, propõe, explica e analisa o assunto com amplitude informativa, em linguagem clara e nítida. 

Nenhum comentário :